Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Especialistas explicam os benefícios do chocolate

Dia 7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate. E se você é daquelas que sempre usa uma desculpa para comer sem culpa o doce temos uma boa notícia para você! Um estudo recente concluiu que comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro.

A pesquisa feita na University of L’Aquila, na Itália, apontou que consumir um pouco da versão amarga dia a dia é benéfico para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal.

“O chocolate de origem tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Os benefícios vêm dos flavonoide de cacau – que também é encontrado em maçãs, peras e uvas”, explica a chef Mirian Rocha, especialista em chocolates.

Os cientistas analisaram pessoas idosas que consumiam chocolate regularmente. Em alguns casos, isso ocorreu ao longo de três meses. Eles descobriram que o chocolate ajudou a evitar um declínio na memória.

Estudo surpreendente

E se você pensa que chocolate engorda, está completamente errado! Esta polêmica notícia foi divulgada pela revista Nutrition e está baseada em um estudo da Universidade de Granada. Segundo a pesquisa, um alto consumo de chocolate está associado a níveis baixos de gordura acumulada no corpo, independente da dieta que a pessoa segue ou da quantidade de exercícios físicos que realize.

Para chegar a este surpreendente resultado, foram analisados os comportamentos de quase 1.500 adolescentes entre 12 e 17 anos, referentes ao consumo de chocolate. Dados foram cruzados com seus índices de massa corporal, com a porcentagem de gordura e o perímetro da cintura.

O que mais chamou atenção nos resultados foi que eles não estavam relacionados ao sexo, à maturidade sexual, ao consumo de café ou chá, à idade e até mesmo à atividade física dos participantes. Por isso a Universidade de Granada afirma que o estudo talvez seja o mais amplo e melhor controlado até o momento.

“Cacau apresenta cafeina que estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e magnésio que ajudam na ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça. Isso explica a compulsão por chocolate que muitas mulheres sentem durante seu período fértil. O melhor tipo de cacau é aquele que contém um percentual maior da fruta em sua composição, então de preferencia aos chocolates acima de 70% de cacau”, explica Luma Monteiro, nutricionista da Clínica Bem Bonita.

Apesar de fazer bem para a saúde a nutricionista não recomenda exageros. O produto com maior teor de cacau é o mais recomendado.

“O chocolate é a forma mais popular de consumo do cacau. Porém, o consumidor precisa estar consciente de que há uma ampla variedade de chocolates disponíveis no mercado, e de que o teor de cacau varia significantemente de um produto para outro. quanto mais doce menos cacau tem e maior é a quantidade de açucar e gordura vegetal, sendo considerado o pior para a saude”, explica Luma.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas