Atualmente, as pessoas em busca de uma rotina skincare eficiente usam cosméticos em grande quantidade, sem saber sua devida origem e efeito, o que pode ocasionar complicações na pele além de uma possível frustração após descobrir do que e como são produzidos e aprovados para uso. Por isso, para tirar a dúvida ou curiosidade sobre a melhor escolha de acordo com a necessidade específica de cada um, confira agora as características dos cosméticos da moda, os orgânicos, veganos e cruelty-free:
Orgânico: É aquele que é também conhecido por sustentável, devido ao baixo impacto ambiental, mas difere do cosmético natural, por não conter ingredientes que sofreram com processos químicos e não serem considerados alergênicos. Para um produto ser certificado como orgânico, 95% do total das matérias-primas têm que ser avaliadas como tal e os outros 5% têm que ser permitidos na substância orgânica, com algum órgão garantindo que ele cumpra de fato esses requisitos.
Vegano: Esse tipo de cosmético pode ser sintético e não é necessário ser completamente vegetal, porém é fundamental que ele não tenha nada derivado de animais e nem sejam testados neles.
Cruelty-free: Como já diz o nome, é livre de crueldade, ou seja, não usam animais para fazer testes. “No Brasil, há muitos anos não se vê cosméticos testados em animais. Atualmente, os testes são feitos em seres humanos, como a irritabilidade primária, acumulada e também o teste de sensibilização cutânea, ou utilizados in vitro.
Efeitos: Pode ser igual para cada tipo, dependendo da composição. Muitos cosméticos veganos e orgânicos possuem a mesma função de cosméticos comuns, mas o que se difere muito é o preço de mercado, porque geralmente as matérias-primas de produtos orgânicos são mais caras do que em cosméticos convencionais.
Fique atento aos selinhos certificadores: Olhar os selos e avaliar se eles são de fato certificados ou não é algo complicado porque uma empresa pode inventar um selo e o consumidor não sabe diferenciar se o selo é correto ou não. Os mais importantes são o da Cosmos, IBD e Ecocert, pois garantem que um cosmético seja orgânico.