Em pesquisa feita pelo Datafolha este ano e divulgada na Folha de SP, os paulistanos elegeram a Bahia como estado preferido de destino turístico em diversas categorias: chapada (Diamantina), destino de formatura (Porto Seguro), destino de Carnaval (Salvador), melhor estado turístico e melhor destino de férias em família. Além desses, outro potencial que parece ganhar força é o local como wedding destination, quando um local se torna cenário de casamentos.
Do final de 2018 para cá, os sócios do Nanö Beach Club, localizado em Subaúma, viram a estrutura do empreendimento passar a ser solicitada para enlaces. Neste intervalo, foram fechados 17 contratos de casamento no clube, que fica à margem da paradisíaca Praia de Subaúma, no município de Entre Rios. Conforme os proprietários, em todo o Litoral Norte, o Nanö é um dos poucos espaços que realiza, de fato, matrimônios com pé na areia.
De acordo com Jorge Grumete, consultor do clube, a maioria dos noivos que escolheram o espaço para dizer ‘sim’ são de fora da Bahia. Os pombinhos vieram principalmente de estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Sergipe e Distrito Federal. Só 5% dos contratantes foram de Salvador.
Mas o que explica esses casais celebrarem o amor tão longe de casa? Ao que tudo indica, essa moda de festa pé na areia não é só uma questão de cenário bonito para o evento. A cerimônia num ambiente praiano, com o mar e o pôr-do-sol ao fundo, reforça o romantismo, diverte, rende histórias e estende a experiência para que os convidados vivenciem um espírito de férias.
Para Viviam Matos, diretora da Viva Assessoria de Eventos, o visual do clube possui elementos que agradam a quem busca realizar um casamento na praia. “Dificilmente se encontra na Linha Verde um espaço pé na areia, com vista para o mar, tão completo e tão amplo. Por incrível que pareça, por aqui só existem três lugares que realizam, de fato, a cerimônia com o pé na areia. O visual do clube tem um astral de praia e, principalmente quem é de fora, busca isso”, pontua.
Infraestrutura
Ademais, a região que cerca a Praia de Subaúma possui inúmeros serviços para atender a demanda de pessoas. Próxima do resort Tree Bies, a localidade é cercada por um vilarejo charmoso, além de ser mais tranquila e protegida da muvuca turística de praias mais populares. Não bastasse isso, a Bahia tem condições climáticas de sol quase o ano inteiro, o que dá mais confiabilidade ao destino, sem intempéries, e abre a possibilidade de estender a festa com um luau ali mesmo.
Com um conjunto de fornecedores parceiros e requisitos para atender o público mais exigente, o Nanö Beach Club é um empreendimento que possui restaurante próprio, piscina de borda infinita, estacionamento, bar e acesso privativo à praia com faixa de areia de 700m². O aluguel do espaço fica a partir de R$ 22.000 e inclui cobertura, mobiliário, gerador e cozinha.
“Quando realizei o primeiro casamento no Nanö, estávamos quase escolhendo uma casa de praia na região de Busca Vida e foram justamente esses diferenciais do espaço que me fizeram argumentar com o cliente para mudar o lugar”, lembra Viviam. A assessora de eventos acrescenta que elegeu o Nanö porque a maioria dos outros locais de praia ficam em áreas residenciais, onde as restrições de som são mais limitadoras.
Wedding destination
Um lugar que ficou muito famoso recentemente neste mesmo estilo de wedding destination foi a praia de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, onde se casaram o humorista Whindersson Nunes e a cantora Luísa Sonza, e também a modelo e apresentadora Caroline Bittencourt e o empresário Jorge Sestini. O trade turístico alagoano até criou uma coluna sobre o assunto no portal Visit Alagoas para dar dicas para quem deseja fazer juras de amor por lá.
De acordo a Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), nos últimos dois anos o volume de negócios relacionados ao mercado de casamentos cresceu 25%. Só em 2017, o setor movimentou R$ 18 bilhões, num cenário em que a quantidade de casamentos está em ascensão desde 2013: já passam de 1 milhão de celebrações ao ano. A associação estima que os gastos com a cerimônia aumentam, em média, 10,4% ao ano.