Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Viagem: levo dinheiro em espécie, cartão de crédito ou pré-pago?

Realizar seu planejamento financeiro para a viagem de férias nem sempre é uma tarefa fácil. Devido à variação da moeda estrangeira, o turista pode sofrer um pouquinho na hora de fechar a conta, principalmente, sobre quais as formas de arcar com os custos do passeio.

Levantamento feito pela MeuCâmbiomarketplace de moeda estrangeira, que analisou mais de 9700 usuários da plataforma, 96,5% preferem levar dinheiro em espécie, e 3,5% optam por depositar a quantia destinada para gastar durante a viagem em uma conta de cartão pré-pago.

A escolha de como levar o dinheiro depende de diversos fatores como, por exemplo, a moeda do país de destino, período da estadia, valor reservado para gastar e o local de hospedagem.

Segundo Mathias Fischer, diretor de estratégia e inovação da plataforma, as duas alternativas mais utilizadas pelos brasileiros costumam ser dinheiro em espécie e cartão de crédito. A terceira opção, que alia a praticidade do cartão de crédito com o controle de gastos que o dinheiro em espécie oferece, o cartão pré-pago, ainda é pouco usada.

“Vimos que o aumento do IOF influenciou fortemente a demanda do cartão pré-pago. Ele continua sendo uma alternativa melhor do que o cartão de crédito tanto para países que tem o dólar americano como moeda oficial, mas principalmente nos que que utilizam outras moedas” afirma Fischer.

Segundo o especialista a principal razão para esta vantagem são:

  • Margens de lucro menor: Um levantamento realizado com parceiros da MeuCâmbio, aponta que a margem média gira em torno de 2,50%, enquanto as de cartões de crédito giram em torno de 4,50%;
  • Única conversão para moedas diferentes do dólar: Ao realizar um gasto com o cartão de crédito na Europa, por exemplo, primeiro há a conversão do euro para o dólar e só depois a conversão do dólar para o Real. Com isso, os turistas pagam duas taxas de conversão com o cartão de crédito, mas só uma com os cartões pré-pagos.

Confira as vantagens e desvantagens destacadas pelo especialista para cada opção:

Dinheiro

A maior vantagem de levar dinheiro em espécie é o baixo custo, devido ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ser apenas de 1% no ato da compra. Vale considerar essa opção se sua viagem for de curta duração, pois a quantia em espécie não será alta. Também é uma alternativa para usar em lugares que não aceitam cartão de crédito.

O dinheiro em espécie não é recomendado para adolescentes que estão indo para o exterior em intercâmbio ou cursos de idiomas, recomenda o especialista.

Cartão de crédito

As vantagens de levar o cartão de crédito nas viagens internacionais é a praticidade que ele oferece no momento das compras, a possibilidade de acumular milhas para usar em outras viagens e o desconto em alguns estabelecimentos, como restaurantes, lojas e cafés. Mas saiba que se usá-lo, a taxa de IOF sobe para 6,38% e a fatura que você vai pagar será baseada na cotação do dia da cobrança.

Mas saiba, esta praticidade pode custar caro, principalmente em países que o dólar americano não é a moeda oficial.

Cartão pré-pago

Essa alternativa possui algumas vantagens em relação às demais. Por ser vinculada a uma espécie de conta bancária, permite o bloqueio do saldo em caso de perda ou roubo. Além disso, a recarga pode ser realizada online, facilitando a compra e sem a necessidade de ir a uma casa de câmbio no exterior, que costuma praticar preços maiores.

É uma opção ideal para quem preza por segurança e praticidade na viagem. A única desvantagem frente ao dinheiro é que o IOF é de 6,38% para o cartão pré-pago, assim como o cartão de crédito.

O cartão pré-pago também possibilita o saque em dinheiro, com uma taxa de aproximadamente 2,50 do valor da moeda estrangeira. Custo este muito inferior ao cobrado pelos cartões de crédito e sem as taxas de conversão altíssimas cobradas pelos cartões de crédito, uma vez que o seu saldo já se encontra na moeda que está sacando.

Qual opção escolher? Dinheiro, cartão de crédito ou pré-pago?

“O ideal é levar parte em dinheiro em espécie e outra parte no cartão pré-pago. Assim, você se previne de imprevistos e não perde com as altas taxas dos cartões de crédito. É preciso ficar atento à variação da moeda escolhida, inclusive o mais aconselhável é comprar de forma fracionada. Comece a comprar alguns meses antes de sua viagem, dívida, por exemplo, uma compra de 2 mil dólares em 4 compras de 500. Com isso, você consegue seguir à risca o planejamento, sem imprevistos financeiros”, aconselha Mathias Fischer, da MeuCâmbio.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

Trajetórias de vida das homenageadas na 15ª edição do Prêmio Barra Mulher ficam no espaço Barra Gourmet até o final de março

Gastronomia

Vinícola UVVA está localizada na Chapada Diamantina há 2 anos e já coleciona diversos prêmios

Gente

O cirurgião dentista especializado em Harmonização Facial, Dr. Henrique Cysneiros, está celebrando o sucesso da primeira Imersão Internacional realizada em Portugal, o Vision Portugal....

Música

A Orquestra Sinfônica da Bahia faz o seu tradicional Concerto de Páscoa no próximo dia 28 de março (quinta-feira), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro...

Beleza

A Creamy, conhecida por seus dermocosméticos de alta performance, está expandindo para haircare com o lançamento do Leave-in Peptide Repair Hair Treatment. Este produto,...

Música

Banda se apresenta no Centro de Convenções Salvador no próximo sábado

Música

Banda se apresenta em maio, na Concha Acústica

Beleza

A Prada lançou seis novas fragrâncias na coleção Les Infusions, destacando-se por serem intensas, sofisticadas e envolventes. Desenvolvidas pela mestre perfumista Daniela Andrier com...