Quem passa pelo Porto da Barra e avista o Forte de São Diogo, facilmente se impressiona com o que vê. Mas poucos sabem que na parte externa do Forte se encontra um ambiente que proporciona um pôr do sol de tirar o fôlego, aliado a uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos: é o “Mirante Forte São Diogo”, um Bar Bistrô que oferece um cardápio de comes e bebes completo, com conceitos refinados.
O espaço nasceu com a idéia de oferecer serviços de qualidade, um espaço que deixe a sensação de conforto e aconchego, além de agradar os mais diversos paladares, com comidas saborosas e especiais.
No cardápio, uma seleção de cervejas especiais; drinques que misturam gim com chá de hibisco, vodka com cranberry e suco de limão, cachaça, rum e abacaxi, tequila com tangerina e gengibre; e muitos outros ingredientes que podem surpreender. O Mirante Forte de São Diogo funciona das 15 às 22 horas, todos os dias da semana.
Na decoração, grandes carretéis servem como mesas e buscam promover a interação entre os clientes. Além disso, há pequenos lounges com sofás de paletes para grupos maiores. Quem quiser comemorar com os amigos, pode reservar um espaço. Todos os dias, a partir das 18 horas, projeções com as obras de Carybé, ficam estampadas nas paredes do Forte, sempre acompanhadas de uma bela trilha sonora.
Vale lembrar que o Forte de São Diogo abriga ainda o Espaço Carybé de Artes, um centro tecnológico dedicado ao artista plástico Hector Julio Páride Bernabó Carybé, com exposição permanente e interativa; uma bela pedida para um programa casado – visitar o museu e descer para o Mirante.
Histórico
O Forte de São Diogo fica localizado na Praça Azevedo Fernandes, no bairro da Barra, em Salvador. Ergue-se na base do Morro de Santo Antônio, lado direito da praia do Porto da Barra, local onde anteriormente existiu o primeiro castelo brasileiro, o Castelo do Pereira.
O local, com o apoio do Forte de Santa Maria, visava impedir o desembarque de qualquer inimigo naquele acesso ao sul da cidade do Salvador, então capital do Brasil. De suas muralhas descortina-se uma bela e ampla visão da Baía de Todos os Santos. Atualmente o Forte encontra-se sob a guarda do Exército Brasileiro.