O médico e escritor Nilvano Alves de Andrade comemora 40 anos de literatura e lança seu quinto livro individual, “Verdes Azuis”, quarta, 29, das 19h30 às 22h, no Café-Teatro Rubi, Wish Hotel da Bahia. Os ingressos custam R$ 50 (valor do livro) e estão à venda na bilheteria do Rubi.
Durante a noite de autógrafos, acontecerá um show musical com canções do próprio Nilvano, dirigido pelo músico Luciano Bahia e com a participação dos cantores J. Velloso, Cláudia Cunha, Ana Paula Albuquerque, Tito Bahiense, Mazzo Guimarães e Abraão Costa. O espetáculo contará ainda com um recital de poesia encenado pelos atores Daniel Farias e Tális Castro.
A trajetória literária de Nilvano começa com a publicação de vários poemas na coletânea “Cristãdor”, da editora Contemp, em 1981. A partir daí, o médico passa a escrever seus próprios livros, como “Pássaro Silente” (1987), “Olhos de Prata” (1989), “Palavra por Palavra” (1992), “Canoa de Vidro”, que saiu em duas edições (2007 e 2010), sendo a segunda em audiobook e e-book.
Escritor e músico
“Muitas vezes me pergunto porque insisto em buscar palavras no “baú do tudo” e guardá-las como versos nas estantes empoeiradas da minha imaginação. O mais importante de um livro é sua construção. Depois ele não nos pertence mais”, filosofa Andrade.
Em 2019, ao publicar “Verdes Azuis”, a Contemp comemora 40 anos de literatura do autor. O novo livro já nasce ultrapassando fronteiras, ao trazer uma edição bilíngue em e-book, traduzida para o espanhol pelo professor Diego Chozas.
“Verdes Azuis” tem apresentação de Mabel Veloso, Heloisa Helena F. G. da Costa e Luiz Ademir Souza e está recheado de poesia e prosa contemporânea, acompanhadas por ilustrações de artistas com prestígio nacional e internacional, como o artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró.
No campo da música, sempre em parceria com Abraão Costa, Nilvano tem sido letrista de músicas cantadas por diversos artistas de expressão nacional, como Margareth Menezes, Jussara Silveira, Carla Visi, Marcia Short, Flávio Venturini, dentre outros.
Nilvano é soteropolitano, doutor em otorrinolaringologia (USP), professor adjunto da Escola de Medicina e Saúde Pública e chefe do Programa de Otorrinolaringologista da Santa Casa da Bahia. Durante seus 38 anos de profissão, tem feito palestras no Brasil e no exterior.