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“Estamos tirando várias pessoas da pobreza com ajuda da The Body Shop”, diz Madame Fati

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Os africanos usam a Manteiga de Karité há séculos como um ritual de beleza. Há alguns anos, a Comunidade de Gana contou com a ajuda de Madame Fati para mudar a realidade de mais de 600 mulheres.

A administradora da comunidade Madame Fati esteve em Salvador para o lançamento da coleção de linha de Karité da The Body Shop, empresa parceira que compra a manteiga delas pagando um preço justo pelo produto.

Além disso, os rendimentos obtidos ajudam na construção de encanamentos, abertura de poços de água, além de promover maior acesso à saúde, educação e construção de casas com melhores condições, impactando mais de 49 mil pessoas todo ano.

Conversamos com Madame Fati sobre essa relação e as mudanças em áreas pobres de Gana. Confira abaixo:

Como começou essa parceria?

Anita (Roddick, fundadora da The Body Shop) nos conheceu e se interessou pelas propriedades da manteiga de Karité. A gente produzia e não tinha como vender. Com a chegada dela, veio uma transformação muito grande, pois a The Body Shop compra a manteiga por um excelente preço. Além de pagar um valor justo, ela dá mais para ser investido na comunidade para a criação de escolas e clínicas. Sinto uma alegria de trabalhar com a The Body Shop, pois contribuimos mudando a história de várias pessoas que estavam na pobreza. Também cresci em um ambiente pobre. Fui mandada para longe de meus pais, então tudo foi muito difícil pra mim. Saber que eu contribuo para ajudar outras mulheres toca meu coração.

E como essa mudança alterou o dia a dia da comunidade?

As mulheres não tinham com quem deixar os filhos, pois não tinham escolas. Elas passavam o dia cuidando das crianças. Agora, as crianças estudam e elas podem ir para as fazendas de onde tiram os seus sustentos, sem precisar depender dos homens. Também melhorou a educação das pessoas, já que a maioria não passa por uma boa educação. Não sabem ler, se informar. A educação é muito importante e as meninas nos veem como exemplo. Fui professora durante 20 anos e pude ver o impacto dessa mudança.

Como os homens reagiram a essas mudanças?

Eles foram resistentes, não ficaram felizes. Eles chegavam perto da gente quando conversávamos com as mulheres das aldeias. Eles queriam entender o que estávamos fazendo. Explicamos para eles que o mundo estava mudando, então a gente precisava mudar nossas atitudes para acompanhar essas mudanças.

O que chamou a sua atenção em Salvador?

Gostei muito do povo daqui. Senti um calor humano impressionante.

Kelly Pinheiro é digital influencer e conhece, como ninguém, o universo de moda e estilo. Contato: kellypinheiro@bahiasocialvip.com.br

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1 Comentário

1 Comentário

  1. Ricardo Gomes de Melo

    20 de maio de 2019 em 22:00

    Eita que é bom demais! A gente mal pesquisa e já acha a informação, ainda mais vindo daqui, eu leio até o final sem piscar!!!

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Moda & Beleza

Osklen lança coleção SS20

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O frescor das tardes de verão e o mergulho no cenário carioca urbano tropical foram o start para a construção dos códigos da coleção SS20 da Osklen, traduzidos em cores, formas e texturas. Em Salvador, a Osklen está no Shopping Barra, Shopping da Bahia e Salvador Shopping

Trabalhando com esse repertório estilístico, Caetana Metsavaht, representante genuína desse lifestyle e filha primogênita de Oskar, teve seu debut ao criar sua primeira coleção para a Osklen, ao lado da diretora de design de moda, Juliana Suassuna. Todo o processo se desenvolveu no estúdio da marca em NY.

Ao lado de Oskar, Caetana colabora na esfera criativa da Osklen, dedicando o seu olhar ao estilo da marca em todas as suas plataformas: da coleção às campanhas.

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Trend Alert

M∙A∙C Cosmetics anuncia colaboraçao com Thássia Naves e Júnior Mendes

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Thássia Naves, uma das mais importantes influencers do mundo, expoente na moda atual, e Junior Mendes, maquiador das estrelas, já se conhecem e trabalham juntos há vários anos.

Agora, depois de inúmeros encontros e projetos realizados, chega o momento dessa amizade ganhar um novo capítulo: uma coleção conjunta com a marca canadense M∙A∙C Cosmetics, composta por um batom e um gloss, ambos em embalagem especial e edição limitada.

Em outubro, Thássia se casa em sua cidade-natal, Uberlândia, em um evento que já é considerado um dos mais glamorosos do ano de 2019. Na ocasião, será maquiada pelo parceiro Junior Mendes. Essa é, sem dúvidas, a melhor oportunidade para que eles celebrem o lançamento dos novos produtos.

Ao longo dos últimos meses, uma intensa agenda de reuniões com a marca desenhou os contornos da parceria, incluindo sessões de cocriação para a escolha de cores, texturas, conceitos de embalagem, produção de fotografia e divulgação. Para este projeto, Junior criou um batom em homenagem à Thássia. Ela, por sua vez, criou um gloss em homenagem ao maquiador. Juntos, os produtos formarão o par ideal, perfeitos para compor a maquiagem da noiva tanto no casamento civil quanto na cerimônia religiosa.

Apesar de terem sido criados para um momento tão particular, o batom e o gloss foram pensados para serem versáteis, atendendo aos mais variados tons de pele e ocasiões. Assim, todo mundo poderá ter a chance de usá-los em uma grande festa ou incorporá-los à rotina diária de beleza.

A cor dos produtos e outros detalhes do lançamento serão revelados em breve nos canais oficiais de M∙A∙C, Thássia e Junior. A previsão de lançamento é outubro de
2019.

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Moda & Beleza

Thereza Priore lança coleção “Shukran” inspirada no Marrocos

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Depois de imergir na cultura do Marrocos, durante uma viagem que aconteceu há dois meses, a empresária Adriana Régis se debruçou sobre a cultura do país africano para criar a coleção “Shukran”, da Thereza Priore para a Primavera/Verão 2020, que foi lançada na loja da Bahia Marina – que ganhou uma repaginada assinada pela arquiteta Virgínia Santa Bárbara e vitrine de Mauro Braga.

A expressão árabe “Shukran” quer dizer “Obrigado” em português e essa ideia de gratidão pela inspiração será retratada nas novas peças que vão permear as vitrines e araras da marca.

Essa coleção chega tendo como fonte de inspiração as descendentes dos povos Berberes, os mais antigos habitantes do norte da África, e que há 9 mil anos perpetuam seu idioma e suas tradições pelo Marrocos.

Uma delas é o maximalismo.Elas usam fileiras de mais de dezenas de colares, pulseiras, brincos e adornos coloridos na cabeça, que remetem à riqueza, a hierarquia tribal e a beleza. Tudo sempre produzido por elas, que também são artesãs natas.

Há também o costume do uso de tatuagens no rosto, fato intimamente ligado à estética, com o intuito de se destacar dentro das tribos, e em outras partes do corpo, como forma de proteção contras maus espíritos.

Todos esses traços da riqueza cultural marroquina serão retratados na coleção, que vai apostar em kaftans, vestidos, saias, blusas, calças e acessórios exclusivos.

“Tivemos a honra de conhecer e vivenciar momentos do dia a dia das mulheres Berberes no Marrocos. Elas são lindas, exuberantes e o melhor de tudo: livres – uma coisa muito difícil de presenciarmos no mundo árabe. Essa coleção será muito especial pois será dedicada à liberdade e ao empoderamento feminino”, diz Adriana Régis.

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