Conecte com a gente

Cinema

“Kardec era muito corajoso”, diz ator Leonardo Medeiros

Publicado

em

Estreia em Salvador nesta quinta-feira, 13, o longa nacional Kardec (leia a crítica), que narra a história do educador francês Hypolite Leon Denizard Rivail, reconhecido mais tarde como Allan Kardec. Além de educador, tradutor e escritor, Kardec é conhecido por ter decodificado o espiritismo, uma das religiões mais praticadas no Brasil.

Quem teve a responsabilidade de assumir o papel de Allan Kardec foi o ator Leonardo Medeiros. “O filme é sobre um nome fundamental na nossa cultura, para a história brasileira. Tirando os espíritas, pouca gente sabe quem é. Também há muito preconceito, acho que o longa faz um esclarecimento histórico, pois Kardec era muito corajoso”, contou Medeiros em entrevista por telefone ao Bahia Social Vip.

Leonardo Medeiros interpreta Kardec e Sandra Corveloni interpreta a esposa dele

O diretor Wagner de Assis afirmou que a ideia de levar às telas partiu de Marcel Souto Maior, que escreveu a biografia no qual o roteiro se baseia. “Quando vi que era uma ótima história, não tive como dizer não. Quem conhece o Kardec, vai descobrir mais sobre ele. Quem não conhece, vai curtir a jornada incrível”, contou Wagner ao Bahia Social Vip.

Desafios

A preparação para o papel não foi fácil, pois informações como a vida pessoal e a relação dele com a esposa não eram muito conhecidas. “Meu papel como ator foi preencher essa lacuna. Não há relatos, por exemplo, de como era a relação dele com a esposa, mas tudo que foi feito ali, está coerente com o que está documentado”, destacou.

Ele leu livros sobre o líder espírita, principalmente a biografia escrita pelo jornalista Marcel Souto Maior, que serviu de base para o filme. “Não é uma biografia doutrinária – assim como o filme não é. É esclarecedora”, afirmou.

E nessa descoberta de quem era Kardec, o que chamou a atenção foi algo que, segundo o ator, falta nele próprio. “O Kardec é de uma força de caráter, de uma coragem e determinação, que eu não tenho e poucos têm. Esse é o ponto mais encantador do personagem. É um cidadão comum que é colocado diante de uma situação extraordinária, que enfrenta a Igreja… o filme gera uma reflexão e mostra que a gente só evolui na tecnologia”, ressaltou Leonardo Medeiros

Diretor Wagner de Assis rodou diversas cenas nas ruas de Paris

Com cenas rodadas em Paris, as gravações passaram longe do glamour esperado. O tempo de filmagem foi curto, pois o custo de gravar nas ruas de Paris é muito alto. Então, foi necessário gravar diversas cenas em pouco tempo.

“Tive que trocar de roupa muitas vezes, e eram roupas difíceis, de época. Foi tudo corrido, mas com muito profissionalismo e isso agrega valor à produção, que é muito bem feita”, afirmou Medeiros, que revelou ter visitado o túmulo de Kardec no Cemitério do Père-Lachaise no pouco tempo que teve livre.

Wagner concorda com Medeiros. “Foi um belo desafio gravar em Paris. A gente passou uma semana lá, pois era muito importante para a ambientação da história. Tivemos também que recriar a Paris do século XIX em computação gráfica”, afirmou.

Jornalista que escreve sobre cultura, cinema, viagem e tecnologia no Bahia Social Vip. Contato: brunoporciuncula@gmail.com

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cinema

UCI Orient vende ingressos para pré-estreia de Bacurau

Publicado

em

Bacurau, o novo filme da dupla de diretores e roteiristas pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estreia no Brasil no dia 29 de agosto. Na rede UCI ORIENT, já estão disponíveis os ingressos para a pré-estreia, que acontece nos dias 23 e 24 no UCI ORIENT da Bahia.

O longa, que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, em maio, e o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique, em julho, se passa em “Bacurau”, pequeno povoado localizado no sertão brasileiro e mistura os gêneros de drama, faroeste, terror gore, fantasia e ficção científica.

Para mais informações sobre a programação e os cinemas, acesse os sites da rede. Ingressos podem ser adquiridos no site da UCI ORIENT (www.orientcinemas.com.br e www.ucicinemas.com.br), nos caixas de autoatendimento e nos balcões de atendimento.

Continue Lendo

Cinema

Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie estão no teaser de “O Escândalo”

Longa tem estreia nacional agendada para 30 de janeiro de 2020 e distribuição Paris Filmes.

Publicado

em

Nesta quarta-feira (21), a Lionsgate promove o lançamento mundial do primeiro teaser de “O Escândalo” (Bombshell), produção estrelada pelas vencedoras do Oscar® Charlize Theron e Nicole Kidman, além da indicada ao Oscar® Margot Robbie.

Dirigida por Jay Roach (de “Austin Powers”) e com roteiro de Charles Randolph (vencedor do Oscar® pelo roteiro de “A Grande Aposta”), o longa tem estreia nacional agendada para 30 de janeiro de 2020 e distribuição Paris Filmes.

Baseada no escândalo norte-americano “Bombshell”, deflagrado em 2016, a trama aborda as graves denúncias contra o então presidente executivo-chefe da Fox News, Roger Ailes, e suas consequências. O longa promete um olhar revelador dentro do mais poderoso e controverso império de mídia norte-americano, com a história pulsante das mulheres que afrontaram um infame homem à frente deste império.

Continue Lendo

Cinema

Documentário sobre Claudio Naranjo será lançado em Salvador

Publicado

em

O documentário Viagem Interior, que aprofunda sobre a vida e obra do médico psiquiatra chileno, Claudio Naranjo, será lançado no próximo sábado (24), no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, às 11h, em sessão única. O longa, que seguirá por outras capitais do Brasil, percorre o caminho traçado por ele em sua busca interior durante viagem pela América Latina.

Durante as cenas, Claudio conta em primeira pessoa histórias de sua vida, suas origens, seus mestres e as chaves de seupensamento, considerado transformador a nível social, econômico e político. O ingresso para a sessão é colaborativo e visa ajudar na divulgação do filme, podendo ser adquirido através do Sympla.

Profundo conhecedor da condição humana, ele faleceu no dia 12 de julho deste ano, deixando um legado de autoconhecimento. Sua mensagem convida ao cultivo de um maior nível de consciência que ajude as pessoas a despertar o seu eu essencial e experimentar o que são realmente. Seu objetivo era uma revolução da consciência que permitisse mudar o mundo desde a base.

O filme aborda a influência de suas ideias na educação e sua proposta por uma revolução psicodélica. Produzido pela Fundação Claudio Naranjo e a cineasta Glòria Matamala, contou com a colaboração do produtor Pedro Barbadillo e de doadores através de crowdfunding.

Continue Lendo

Mais lidas