Um dos amuletos naturais mais famosos no mundo por atrair sorte, a arruda é conhecida desde a Grécia antiga. Na Bahia é uma das ervas mais populares em feiras como a de São Joaquim, um dos lugares preferidos pela designer Meire Ehrensperger em Salvador.
“Sou frequentadora assídua e percebi como as pessoas, os feirantes, lidam com a arruda, colocando suas folhas atrás da orelha para ter proteção e boa sorte. Quis celebrar e eternizar essa energia positiva”, conta. Foi assim que nasceu a linha Arruda de biojoias da Gamboa Brasil, marca feminina capitaneada por Meire, que também produz roupas em seda premium.
Os braceletes, gargantilhas, acessórios de cabelo, pingentes e brincos são feitos com as folhas de arruda, que permanecem no interior da joia, simbolizando a energia positiva da natureza. Assim, além da forma da planta, a peça carrega sua proteção.
Todas as biojoias são desenvolvidas do início ao fim por Meire Ehrensperger em um processo de produção muito delicado, onde não só as folhas, como também conchas, madeira e sementes são posteriormente tratadas, trabalhadas e eternizadas, mantendo sua forma original, que permanece no interior da peça, simbolizando a energia positiva da natureza.
“As biojoias são peças produzidas de maneira totalmente manual, com materiais naturais, cuidadosamente selecionadas na natureza”, explica a designer. Para conhecer e adquirir a coleção, basta acessar o site gamboabrasil.com.br.
Foto: Lucas Assis