Conecte com a gente

Gastronomia

Tokai Gourmet promove jantar nesta sexta (07) para lançar novo menu e comemorar premiação

Publicado

em

O empresário e um dos sócios do Tokai Gourmet, Murcio Dias, recebeu  uma das premiações mais importante da gastronomia local: o Prêmio Veja Comer & Beber Salvador 2018, na categoria Melhor Restaurante Japonês.

E como forma de comemorar a premiação e confraternizar neste fim de ano, Murcio irá promover um jantar de degustação para convidados, nesta sexta (07), no Tokai Gourmet, localizado no Shopping Barra.

O consultor-chef do restaurante, Bruno Teramoto, virá a Salvador exclusivamente para lançar o novo cardápio japonês, juntamente com a chef Guta Domenech, que irá apresentar o novo menu tailandês e chinês da casa.

A premiação reforçou ainda mais a consolidação do restaurante como um dos melhores especializados em culinária oriental da capital, ficando a frente de renomadas casas premiadas na Bahia por mais de 10 anos consecutivos.

Kelly Pinheiro (@kellypinheiroblog) é digital influencer e conhece, como ninguém, o universo de moda e estilo. Ela é a responsável pelas áreas de moda e beleza, além da coluna Clique Chique do Bahia Social Vip.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Conceituada na América, escola de gastronomia IGA chega à Salvador

Publicado

em

A gastronomia vem atingindo novos patamares nos últimos anos. Outrora considerada como hobby ou função de donas de casa, a arte de cozinhar cada vez mais vem se profissionalizando. É nesse cenário em ascensão que atua o Instituto Gastronômico das Américas (IGA), reconhecida internacionalmente, a rede inaugura sua primeira filial na capital baiana nesta terça-feira, 16, na avenida Leovigildo Filgueiras, n. 23, Garcia.

Um coquetel exclusivo para empresários do ramo, imprensa e convidados celebrará a ocasião. O evento contará ainda com a presença do Chef André Otero, diretor do IGA.

Conhecida pelos seus cursos e método de ensino de excelência, o IGA dispõe de mais de 120 unidades espalhada por todo Brasil e em países do continente americano como Argentina, Estados Unidos e Uruguai.

Essa é a segunda filial da rede inaugurada na Bahia, a primeira foi em Itabuna em 2018. O plano de expansão da rede promete incluir outras cidades do estado.

Com matrículas abertas a partir do dia 17/07, o IGA Salvador tem ofertas de cursos de alta gastronomia, alta confeitaria – que tem duração de até dois anos – cursos rápidos e cursos especiais para crianças, o “Cozinheirinhos”, com duração de oito meses para crianças a partir de 8 anos.

Quem apostou no empreendimento foi a empresária baiana Glaucione Carvalho, que de aluna do IGA se transformou em proprietária: “A gastronomia sempre foi um sonho pra mim. Consegui realizá-lo quando fui a São Paulo e comecei a estudar no IGA, onde tive várias experiências incríveis. Voltei para Salvador e quando soube que ía abrir uma franquia aqui vi uma oportunidade de dar continuidade aos meus projetos”, disse.

Construído com o intuito de ser um espaço de integração, a nova loja do IGA em Salvador é equipada com três cozinhas, dois mise en place, área social, jardim suspenso, espaço do café, banheiro e elevador para deficientes.

Continue Lendo

Gastronomia

Linha artesanal da San Basile traz novos destilados ao mercado brasileiro

Publicado

em

Nesta última década, os drinques viraram mania e o mercado de coquetelaria viveu um grande boom, com destilados registrando vendas crescentes, novas marcas desembarcando no país e alguns bartenders conquistando o mesmo status de grandes chefs e experientes sommeliers.

Como resultado dessa tendência, a diversidade de coquetéis se ampliou e os consumidores tiveram a oportunidade de ampliar seu paladar, passando a beber não apenas os clássicos como também uma enorme variedade de drinques autorais. Livros de coquetelaria e aplicativos para celular com receitas e dicas sobre drinques se tornaram muito mais populares e, por fim, o tema deixou de ser um hobby para poucos e caiu no gosto das novas gerações, cada vez mais interessadas por novidades e por lançamentos.

De olho nesse próspero mercado, o empresário Renato Chiappetta acaba de lançar a SAN BASILE, uma linha de bebidas destiladas de altíssima qualidade elaboradas com processos artesanais e utilizando somente matérias primas naturais e selecionadas, sem corantes artificiais e conservantes.

“A ideia é tornar mais acessíveis alguns licores, aperitivos e amaros tradicionais que têm séculos de história e só não são mais conhecidos aqui no Brasil porque seus preços são pouco convidativos. O Triple Sec custa a metade de produto semelhante, e o licor de ervas Bizantino custa um terço de seu principal concorrente no mercado”, afirma Renato Chiappetta, que está à frente desse novo negócio.

De uma só vez, ele está lançando 16 produtos, que são preparados em uma pequena destilaria no município de Tuiutí, no interior de São Paulo, perto de Bragança Paulista. Elaborados a partir de fórmulas ancestrais, mas com modernos equipamentos, eles vão abrir um novo universo de possibilidades para os mixologistas e bartenders.

O portfólio de produtos da SAN BASILE inclui produtos que já têm um histórico aqui no Brasil – como o Triple Sec, o Absinto, o Spiced Rhum e o Limoncello – e novidades como o Moonshine (whiskey “branco” típico de destilarias do Sul dos Estados Unidos) e o Licor de Lúpulo – feito com lúpulo fresco cultivado nos sopés da Mantiqueira.

O nome SAN BASILE foi escolhido por sua ligação com a cultura bizantina. Foi durante a Idade Média – período durante o qual o Império Bizantino viveu seu auge, incluindo toda a Europa Ocidental, o Norte da África e o Oriente Médio – que as técnicas de destilação foram difundidas e aprimoradas em abadias, monastérios e conventos. Naquela época, essa atividade estava ligada à alquimia, à farmacologia e à medicina, mas hoje essas bebidas todas são itens mais associados ao convívio social e ao uso recreativo.

“É legal demais esse trabalho de estudar receitas, manipular e combinar ervas, folhas, sementes, raízes, resinas, extratos, condimentos e temperos, resgatando receitas, procedimentos e métodos originais. Foi um trabalho de pesquisa muito bacana e, pelo feedback que tivemos de especialistas e bartenders, acreditamos que vai ser um grande sucesso. Na fase de testes cegos, a aceitação dos licores e amaros da SAN BASILE foi excelente”, conta Renato, representante da quarta geração da família Chiappetta, muito tradicional no comércio de bacalhau, de frutas secas, de azeitonas, de bebidas e outras centenas mais de produtos gourmet.

Esses testes e degustações aconteceram na GALLERIA SAN BASILE, na Vila Madalena, um espaço dedicado à marca e aos produtos comercializados pelo Grupo Chiappetta. Localizado na Rua Fidalga, ele funciona como show room, bar, galeria para exposições e sala para degustações, cursos, palestras e workshops.

É um local que promove a aproximação da marca com os clientes por meio da disseminação do conhecimento e da cultura e proporcionando experiências sensoriais marcantes. Na GALLERIA SAN BASILE, os consumidores podem conhecer a fundo todos os produtos e mergulhar no universo da marca, além de conhecer formas de aplicação dos produtos na prática.

Conheça a seguir um pouco mais das características e dos possíveis usos de cada um dos lançamentos da linha de destilados artesanais SAN BASILE, elaborados com álcool de cereais da melhor qualidade e disponíveis em garrafas com diferentes tamanhos.

LIMONCELLO

Fresco, leve, divertido, apaixonante, envolvente, amável e gentil, é um licor fino de limão siciliano. Seu teor alcoólico é de 30%. Com alma amalfitana e ideal para ser consumido extremamente gelado, ele é produzido de forma 100% natural e artesanal. Preço sugerido ao consumidor: R$ 55 (750 ml)

GIN CLASSIC

Esta versão da bebida é produzida respeitando o método artesanal dos London Dry Gins. Com aromas e paladares equilibrados e bem particulares, é feito com 22 botânicos trazidos dos 5 continentes, como o zimbro, o coentro, o louro e o cardamomo. Ideal para compor um bom Dry Martini ou um caprichado Aviation. Seu teor alcoólico é de 40%. Preço sugerido ao consumidor: R$ 59,90 (700 ml)

GIN NEW WAVE

O frescor de cítricos e dos herbais cria um perfil aromático surpreendente, com harmonias improváveis. É um gim perfeito para o preparo de um refrescante Tom Collins ou de um Negroni arrebatador. Com 40% de teor alcoólico e toques de tangerina, de erva mate e de cacau, entre outros botânicos, tem um caráter deliciosamente exótico. Preço sugerido ao consumidor: R$ 59,90 (700 ml)

FERNET

Segundo a lenda, esse aperitivo à base de ervas, flores e raízes foi criado pelo sueco dr. Fernet, mas este médico na verdade é um personagem fictício inventado pelo empresário Bernardino Branca em 1845. inicialmente vendido como um fortificante natural, se tornou um clássico. É um licor menos doce, de sabor intenso e definido, perfeito para adicionar complexidade a drinques como o Hanky Panky. Seu teor alcoólico é de 39%. Preço sugerido ao consumidor: R$ 75 (700 ml)

TRIPLE SEC

Um licor sempre moderno, absolutamente versátil e imprescindível. Feito com laranjas frescas que são submetidas a um rigoroso processo de destilação. Ao tocar a nossa língua, nos remete a algo genuíno e verdadeiro. Seu teor alcoólico é de 40% e ele é perfeito para o preparo de drinques como a Margarita, o Cosmopolitan e o White Lady. Preço sugerido ao consumidor: R$ 59,90 (700 ml)

AMARO STOMATICO

Os “amaros” compõem uma família de licores fascinantes, de sabor extremamente delicadamente amargo que estimula o paladar e tem efeito digestivo. O Amaro Stomatico é perfeito para ser consumido como aperitivo e também é muito versátil para ser combinado com xaropes, água com gás além de uma infinidade de drinques, como o Amaroni. Seu teor alcoólico é de 30%. Preço sugerido ao consumidor: R$ 65 (700 ml)

ARTICHOKE

É um licor de alcachofras, também conhecida pelo nome científico Cynara Scolymus. E é também um ótimo aperitivo e um digestivo nota dez! Nosso Artichoke tem um perfume marcante dessa flor, equilibrando perfeitamente as notas doces e amargas. Pode ser apreciado puro com gelo ou combinado com destilados fortes ou frutas cítricas, em coquetéis como o Carciofi Shandy e o Bitter Giuseppe. Possui teor alcoólico de 20%. Preço sugerido ao consumidor: R$ 39 (950 ml)

BITTER

Com sua coloração vibrante, notas cítricas agudas, amargor marcante e dulçor no ponto certo, este Bitter é o resultado de anos de pesquisa e estudo para chegar no ponto de equilíbrio que desafia os sentidos e mexe com as emoções. Elaborado com um mix de ervas aromáticas, tem teor alcoólico de 40% e é ideal para o preparo de Negronis, Old Pals e Boulevardiers. Preço sugerido ao consumidor: R$ 55 (950 ml)

ABSINTHE VERTE

Bebida cercada de lendas, histórias e mistérios, o absinto tem suas origens ligadas à medicina e ao misticismo. O Abstinto Verde San Basile segue a receita antiga de Montpelier, no Sul da França, e sua composição inclui ervas como o aniz, o funcho, a melissa e, claro, o absinto. Na hora de servi-lo, siga o ritual: verta a “fada verde” num cubo de açúcar posicionado sobre um strainer no topo de um copo com gelo. Seu teor alcoólico é de 52%. Preço sugerido ao consumidor: R$ 75 (700 ml)

ABSINTHE BLANC

O Absinto Branco é típico da Suíça, onde foi criado originalmente em 1792 pelo médico francês dr. Pierre Ordinaire. Seu visual transparente torna tudo ainda mais misterioso, principalmente quando sentimos seus aromas resultantes de uma mistura de ervas e sementes. Fica muito bem no clássico Sazerac Cocktail. Seu teor alcoólico também é de 52%. Preço sugerido ao consumidor: R$ 75 (700 ml)

ALKERMES

Esta é uma bebida que remete as tradições sicilianas mais antigas. Um licor com sabor quente e marcante, apelidado de sangue italiano. Consumido pelas famílias em casa, é uma bebida cheia de histórias e rituais. Muito usado para finalizar doces, como a Zuppa Inglesa, o Alkermes é perfeito para dar o “toque final” não só em sobremesas, como também em drinques como o Silk Sheets e o Elderfashioned. Seu teor alcoólico é de 30%. Preço sugerido ao consumidor: R$ 75 (700 ml)

ABADIA

O ser humano estuda há muito séculos o reino vegetal, seus sabores e suas propriedades e nutritivas e terapêuticas. Dos índios aos alquimistas, dos monges aos farmacologistas. De certa maneira, o licor Abadia é uma tintura herbal que sintetiza todo o conhecimento que a humanidade acumulou a respeito da botânica e da bioquímica. Com teor alcoólico de 35%, é uma bebida essencial para o preparo de drinques como o Biju Cocktail. Preço sugerido ao consumidor: R$ 95,50 (750 ml)

BIZANTINO

Foi no período medieval, dentro dos monastérios que nasceu um modo único de fazer licores. Os alquimistas estavam em busca do Elixir da Longa Vida e, misturando ciência e religião, estudaram a fundo o poder das poções elaboradas a partir das folhas, flores e frutas. Nosso licor é inspirado nesse universo único e é feito com as mesmas técnicas de produção da época e os mesmos botânicos – incluindo o açafrão. Com teor alcoólico de 35%, presta-se de maneira excelente para o preparo de coquetéis como o Brandy Daisy e o Witch Hunt. Preço sugerido ao consumidor: R$ 95,50 (750 ml)

LICOR DE LÚPULO

Este licor é produzido com lúpulo Mantiqueira cultivado ao lado da nossa destilaria em Tuiuti. Esse lúpulo é uma variedade 100% brasileira que tem um perfil frutado, temperado e herbal. Para realçar essas características, a bebida é preparada com lúpulo fresco, recém-colhido. Se for consumido puro, deve estar preferencialmente estar bem geladinho. Seu teor alcoólico é de 30%. Preço sugerido ao consumidor: R$ 65 (750 ml)

SPICED RHUM

Nosso Spiced Rhum tem como matéria prima o melado de cana, que é fermentado e destilado artesanalmente e, em seguida, armazenado em tonéis de carvalho francês, onde recebe um mix secreta de sementes, flores e raízes tropicais, como o cumaru. Com teor alcoólico de 40% e notas aromáticas que remetem a cacau, caramelo e baunilha, fica bom demais quando usado no preparo de Mojitos, Painkillers e Cable Cars. Preço sugerido ao consumidor: R$ 70,60 (950 ml)

WHITE DOG

A tradição de destilar sob a luz da lua para fugir da fiscalização durante a era da Lei Seca nos Estados Unidos fez nascer o Moonshine, essa bebida originária dos Apalaches, na Carolina do Norte e na Geórgia. Hoje esse whiskey branco está sendo redescoberto e valorizado por novos consumidores no mundo todo. Intenso e levemente adocicado, o White Dog é feito com cevada maltada e tem um teor alcoólico de 40%. Na coquetelaria, é a base do preparo do Peach Cobbler e do Sex in the Woods. Preço sugerido ao consumidor: R$ 70,50 (700 ml)

Continue Lendo

Gastronomia

Família de Jorge Amado é homenageada no Encontro Gourmet

Publicado

em

Por conta de sua identificação histórica com o tema da gastronomia afetiva, a família do escritor baiano Jorge Amado será homenageada através da participação de sua filha, Paloma, no evento Encontro Gourmet – que acontece de 6 a 8 de setembro, na Pupileira.

Durante os três dias, Paloma Amado estará presente em diversas ações temáticas durante este verdadeiro festival gastronômico, o “Encontro Gourmet”, criado pelas gestoras Cecília Orsalino e Maria Clara Prudente para fortalecer e valorizar as qualidades deste mercado em constante crescimento, de comfort food.

Segundo palavras da própria Paloma: “me senti muito à vontade para aceitar o convite, já que meu trabalho em gastronomia se reporta exatamente àquela culinária que associa comida às emoções. Por três dias estaremos juntos, com chefes consagrados, fazendo e degustando pratos que – da memória afetiva de Jorge Amado – passaram a alimentar seus personagens. Espero os amigos, leitores, gourmets e glutões, que apreciam o bom prato e o bom papo, até lá”, convida a escritora.

Continue Lendo

Mais lidas