Já consolidado no mercado baiano com o restaurante Adam Cozinha Originária, o chef Adam Schnitman vai trazer a experiência das ruas do Oriente Médio para Salvador com o Zaatar, que será inaugurado nesta quinta-feira, 10, em um evento para convidados.
O Zaatar surgiu do anseio do chef Adam de trazer um produto no conceito street food para Salvador. “Com comidas rápidas, de extremo valor nutritivo e ingredientes frescos, o Zaatar vem para preencher essa lacuna na capital baiana, onde ainda não tínhamos um shawarma e um falafel feito da forma mais tradicional possível como é produzido no Oriente Médio”, afirmou o chef.
O nome Zaatar advém da mistura de ervas secas, gergelim torrado e temperos característicos do Oriente Médio. As ervas mais comuns são o orégano, tomilho, manjerona e sumacre.
As carnes utilizadas na cozinha do empreendimento são bovina e de frango, cortadas em bifes, marinadas em temperos diferenciados e assadas em um espeto vertical, que é montado para que o corte da carne fique fino e macio.
Opções veganas e lactose free
Nada no cardápio tem lactose, pois o restaurante é completamente lactose free. Para veganos e vegetarianos, todo o cardápio, exceto a carne e o frango, é próprio para o consumo. Não há nenhum outro tipo de proteína animal.
O Zaatar oferece o falafel na laffa (pão folha) ou no bowl para aqueles que não querem comer pão e o veggie, que são só os vegetais, molhos e pastas da pista fria. E ainda têm as porções extras como a porção de batata frita com zaatar.
E o próprio Adam se encarrega de falar que o Adam Cozinha Originária e o Zaatar se completam. “O Adam oferece um almoço ou jantar tradicional como é esperado de um restaurante de qualidade; já o Zaatar foca em manter as mesmas características de conforto e ambiente convidativo, porém com uma refeição mais ágil e simples”, explicou.
Acessos
Para ir ao Zaatar, é possível estacionar na Rua Ramalho Ortigão – e, na entrada lateral do edifício, existe acesso aos cadeirantes.
O restaurante funciona no Ed. Empresarial Paulo VI, lojas 4 e 5, na Av. Paulo VI. Está aberto de terça a sábado, das 17h30 às 23h, e, aos domingos, das 17h30 às 22h. Futuramente, o espaço abrirá também no horário de almoço.