O Palacete das Artes, em Salvador, vai receber, a partir desta quinta-feira, 17 a exposição fotográfica “Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho”. A mostra é gratuita e fica em cartaz até 1º de julho.
Inédita em Salvador, a exposição traz 40 imagens que retratam a vida cotidiana do casal de pintores mexicanos Frida Khalo e Diego Rivera, como o trabalho nos ateliês, as viagens e a vida nos Estados Unidos, além dos encontros com personalidades do mundo político e artístico, como o intelectual marxista Leon Trótski e o escritor francês, André Breton.
“É uma exposição bastante didática. As fotos mostram o trajeto histórico de Frida e Diego e também seu ativismo político, pois eram muito atuantes em um período revolucionário do México”, afirmou uma das organizadoras da mostra, Lucília Guerra, em entrevista à Agência EFE
Lucília explicou que as fotografias, algumas tiradas no século XIX, pertencem ao acervo pessoal das famílias dos dois pintores, por isso que puderam ser capturados fragmentos da “vida íntima do casal”, assim como os momentos compartilhados com o seu círculo mais restrito e Bellas Artes e o Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo.
Os registros foram realizados por amigos do casal, como Manuel Álvarez Bravo, Nicholas Muray, Edward Weston, Guillermo Kahlo, Peter Jules, Guillermo Zamora e Juan Guzmán, e compilados pela primeira vez pela Secretaria de Cultura do México, o Instituto Nacional de Bellas Artes e o Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo.
| Serviço |
Exposição – Frida e Diego: um sorriso no meio do caminho
Quando: Abertura – 17 de maio, às 19h
Visitação: 17 de maio a 1º de julho, terça a sexta-feira das 13h às 19h; sábado, domingo e feriado das 14h às 18h
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça
Gratuito