O diretor teatral Luiz Marfuz vai assinar a direção artística da cerimônia de entrega do Prêmio Braskem de Teatro 2018, dia 13 de junho, no Teatro Castro Alves.
A mais tradicional premiação das artes cênicas baianas comemora bodas de prata ao chegar este ano a sua 25ª edição. “É sempre um desafio dirigir um evento desse porte para uma classe artística que resiste e persiste em manter viva uma arte, sempre em condições tão adversas”, ressalta Marfuz, que irá dirigir a premiação pela sexta vez.
Desafios
Segundo ele, o desafio maior em assinar a direção artística da cerimônia é contemplar numa única noite a riqueza e diversidade do teatro baiano. “São artistas de grandezas extraordinárias, com imensa pluralidade estética e política e uma alta capacidade de reflexão crítica por meio de seus trabalhos”, garante.
Diretor teatral com doutorado em Artes Cênicas e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marfuz já dirigiu diversas peças, entre elas: Bodas de Prata, de sua autoria (1977); Sim – o universo de Arrabal, de Cleise Mendes (1987); Cuida Bem de Mim, em coautoria com Filinto Coelho (1996); Comédia do Fim (2003) e Atire a primeira pedra, de Nelson Rodrigues (2008); entre tantas outras.