Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Ithamara Koorax comemora 30 anos de carreira no Café-Teatro Rubi

ithamara
ithamara koorax

Considerada uma das três melhores cantoras de jazz do mundo, Ithamara Koorax volta a Salvador para fazer um show especial em homenagem aos 30 anos de carreira. Ela vai se apresentar sexta, 18, e sábado, 19 de maio, às 20h30, no Café-Teatro Rubi (Wish Hotel da Bahia). O couvert artístico é R$ 80 e as vendas acontecem no local.

O show, intitulado “My Favorite Sonts”, tem músicas de Miles Davis, John Coltrane, Tom Jobim, Michel Legrand, Johnny Mandel, Cole Porter, Richard Rodgers e muitos outros. “Amo cartar na Bahia e, em especial, no Rubi, porque a plateia é sempre atenta, formada por pessoas realmente apaixonadas por música, que me recebem com um carinho imenso”, afirmou Ithamara.

O show terá a participação especial de dois músicos baianos, também reconhecidos por suas habilidades no mundo do jazz: o trompetista Joatan Nascimento, membro da Orquestra Sinfônica da Bahia, e o pianista Luizinho Assis.

Carreira consagrada

Ithamara gravou 22 discos, 10 temas para trilhas sonoras de novela, quatro trilhas para filmes, e trabalhou com os maiores nomes da MPB – Tom Jobim, Luiz Bonfá, Elizeth Cardoso, Tim Maia, João Donato e Edu Lobo – e do jazz mundial (Ron Carter, Larry Coryell, Dave Brubeck, John McLaughlin, Gonzalo Rubalcaba etc.

A cantora iniciou a carreira fazendo backing vocal para Tim Maia, em 1988, e dividindo o palco em shows com Tito Madi. Logo depois começou a trabalhar com a dupla Guinga e Aldir Blanc.

Amadrinhada por Elizeth Cardoso, que a assistiu num show com Guinga & Paulo Cesar Pinheiro em São Paulo, partiu em 1990 para a carreira-solo.

Naquele ano, emplacou seu primeiro sucesso nas rádios: “Iluminada”, tema da mini-série Riacho Doce, da TV Globo, e recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Em seguida viajou para shows no Japão (a primeira de seis turnês) e gravações nos Estados Unidos.

O primeiro CD individual, “Ithamara Koorax Ao Vivo”, ganhou o Prêmio Sharp (hoje Prêmio da Música Brasileira) em 1994. A revista DownBeat a elegeu entre as melhores cantoras de jazz do mundo ao lado de Diana Krall e Cassandra Wilson.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Turnê celebra os 50 anos de carreira do artista

Música

Por questões de última hora que fogem ao controle das produtoras envolvidas, o show da orquestra cubana Buena Vista que aconteceria no próximo domingo, 30, em...

Música

A CAIXA Cultural Salvador recebe entre os dias 05 e 07 de dezembro a cantora Zizi Possi com o espetáculo “De Volta ao Começo”,...

Beleza

Hadiya, o novo perfume prestige do Boticário, chega como aqueles lançamentos que parecem preencher um vazio que a gente nem sabia nomear. O interesse...

Gente

Festa teve produção de Licia Fabio e bufê de Vini Figueira

Música

Evento gratuito reúne ícones da música baiana e revisita meio século de cultura em Salvador, sob a direção de Paulo Borges e Carlinhos Brown

Gente

O casal de empresários Alan e Deborah Fontes, que não esconde de ninguém que ama viajar, estão em temporada nos Estados Unidos, ( EUA),...