Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Ithamara Koorax comemora 30 anos de carreira no Café-Teatro Rubi

ithamara
ithamara koorax

Considerada uma das três melhores cantoras de jazz do mundo, Ithamara Koorax volta a Salvador para fazer um show especial em homenagem aos 30 anos de carreira. Ela vai se apresentar sexta, 18, e sábado, 19 de maio, às 20h30, no Café-Teatro Rubi (Wish Hotel da Bahia). O couvert artístico é R$ 80 e as vendas acontecem no local.

O show, intitulado “My Favorite Sonts”, tem músicas de Miles Davis, John Coltrane, Tom Jobim, Michel Legrand, Johnny Mandel, Cole Porter, Richard Rodgers e muitos outros. “Amo cartar na Bahia e, em especial, no Rubi, porque a plateia é sempre atenta, formada por pessoas realmente apaixonadas por música, que me recebem com um carinho imenso”, afirmou Ithamara.

O show terá a participação especial de dois músicos baianos, também reconhecidos por suas habilidades no mundo do jazz: o trompetista Joatan Nascimento, membro da Orquestra Sinfônica da Bahia, e o pianista Luizinho Assis.

Carreira consagrada

Ithamara gravou 22 discos, 10 temas para trilhas sonoras de novela, quatro trilhas para filmes, e trabalhou com os maiores nomes da MPB – Tom Jobim, Luiz Bonfá, Elizeth Cardoso, Tim Maia, João Donato e Edu Lobo – e do jazz mundial (Ron Carter, Larry Coryell, Dave Brubeck, John McLaughlin, Gonzalo Rubalcaba etc.

A cantora iniciou a carreira fazendo backing vocal para Tim Maia, em 1988, e dividindo o palco em shows com Tito Madi. Logo depois começou a trabalhar com a dupla Guinga e Aldir Blanc.

Amadrinhada por Elizeth Cardoso, que a assistiu num show com Guinga & Paulo Cesar Pinheiro em São Paulo, partiu em 1990 para a carreira-solo.

Naquele ano, emplacou seu primeiro sucesso nas rádios: “Iluminada”, tema da mini-série Riacho Doce, da TV Globo, e recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Em seguida viajou para shows no Japão (a primeira de seis turnês) e gravações nos Estados Unidos.

O primeiro CD individual, “Ithamara Koorax Ao Vivo”, ganhou o Prêmio Sharp (hoje Prêmio da Música Brasileira) em 1994. A revista DownBeat a elegeu entre as melhores cantoras de jazz do mundo ao lado de Diana Krall e Cassandra Wilson.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Música

Show acontece na sexta-feira

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva