Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

20 anos de Fábrica Cultura será tema de painel na Expo Favela

Fábrica Cultural: Há 20 anos impactando vidas será o tema de um painel na Expo Favela Bahia, que vai abordar os diferentes trabalhos realizados pela organização social nesta sexta-feira (22/09), às 11 horas, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas. A discussão será em torno da história da Associação Fábrica Cultural ao longo de duas décadas, com trabalho social e cultural que vem mudando e ressignificando centenas de vidas. A maior feira de negócios e empreendedorismo de favela do país, acontece até sábado (23/09), com uma programação que reúne palestras, workshops, exposição, gastronomia, shows, mentorias e feira de negócios.

A mesa de debates será composta por afroemprendedoras que já participaram dos programas desenvolvidos pela Fábrica Cultural: o Artesanato da Bahia, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, o Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, e do Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu. São elas Joci Santos, artesão e instrutora de artesanato; Beatriz Almeida, co-fundadora da Pagode Por Elas – plataforma oficial das mulheres do pagode baiano; e Luana Bomfim, 40 anos, criadora da Preta Brasil, marca fundada em 2005 que cria peças que acolhe Mulheres Reais. O bate-papo será mediado por Josué Oliveira, publicitário, consultor e diretor criativo; e contará com a participação de Renata Reis, pesquisadora, produtora e gestora cultural.

Desde sua criação, em 2004, a Fábrica Cultura, na Ribeira, vem ganhando reconhecimento por desenvolver projetos e programas socioculturais que fortalecem e incentivam o empreendedorismo e o resgate da identidade cultural da Bahia. Nos últimos dois anos, a entidade social já impactou mais de três mil afros empreendedores através dos programas de capacitação Acelera Iaô e Acelera Com Elas e de projetos sociais e culturais, como o Mercado Iaô.

Como organização social, sem fins lucrativos, a associação Fábrica Cultural promove a transformação social por meio de ações que articulam educação, arte, cultura e sustentabilidade. Neste contexto, promove projetos de qualificação em áreas criativas e visando desenvolvimento territorial. Atualmente são quatro as áreas de atuação:

O reconhecido Mercado Iaô, evento multicultural que promove a cultura e expansão da economia criativa da Bahia em diversas áreas, com música, gastronomia, artesanato, moda e serviços criativos. O empreendedorismo é o principal foco deste projeto, que envolve a comunidade da Ribeira e da Cidade Baixa.

O fomento do Artesanato da Bahia, atuando junto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Este projeto envolve artesãs e artesãos indígenas, quilombolas de todo estado da Bahia, através da capacitação, profissionalização e fomento do trabalho artesanal.
Os programas Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, voltado para a capacitação de afroempreendedores nas áreas de moda, artesanato, música, produtos de alimentação e serviços criativos de gastronomia, e o Acelera com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu (Nubank), recém-criado para capacitar empreendedoras pretas nas áreas de Alimentação, Produção de Áudio e Influências Digitais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

O Núcleo de Decoração da Bahia realiza no próximo dia 17 de dezembro, das 10h às 17h, a ação social “Natal Núcleo do Bem...

Literatura

Salvador será palco, no próximo dia 16 de dezembro (terça-feira), às 18h, no Shopping Barra (Coworking L3 Oeste), do lançamento do livro “A menina...

Teatro

Embora o humor corra nas veias de Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho, carregar o DNA de dois ícones da comédia brasileira e ainda seguir a mesma...

Gente

Salvador ganhou, nos últimos dias 16 e 17, um novo endereço dedicado à cultura do vinho: a Cork Wine Lab, idealizada pelo empresário Fred...

Beleza

Existe algo de curiosamente íntimo quando a maquiagem cruza o território da memória. A coleção BT ♥ Coca-Cola, assinada por Bruna Tavares, nasce exatamente...

Pets

Viajar com pets deixou de ser um programa raro e, ano após ano, se fortalece como tendência entre os brasileiros. Em 2023, cerca de...

Teatro

Ingressos já estão à venda